A atleta blumenauense Isadora Beduschi, integrante da Seleção Brasileira Juvenil, segue no topo das Américas na ginástica rítmica. A equipe brasileira conquistou o bicampeonato no Campeonato Pan-Americano realizado em Guadalajara (México), encerrada no dia 11 de junho. O Brasil garantiu o título geral da competição ao vencer as disputas nos aparelhos cinco bolas e cinco cordas. Completaram o pódio em segundo e em terceiro lugares, respectivamente, Estados Unidos e México.
No caminho percorrido rumo ao bicampeonato Pan-Americano, Isadora se apresentou como titular com o conjunto das cinco cordas e foi reserva nas cinco bolas. Além das duas medalhas de ouro nos conjuntos, a Seleção Juvenil garantiu a medalha de bronze no individual arco.
Isadora Beduschi, de 15 anos, despontou para esporte ao ingressar com 8 anos na equipe da Associação de Ginástica Rítmica de Blumenau (Agiblu), que conta com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal do Esporte (SME). Sob os olhos atentos da técnica Amanda Gallo, a jovem ginasta blumenauense foi inserida em competições estaduais, nacionais e internacionais.
Em 2021, o talento de Isadora chamou a atenção da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que convocou a atleta, na época com 13 anos, para uma seletiva, inicialmente virtual posteriormente presencial no Nordeste. Aprovada, ela integrou em 2022 a histórica equipe da Seleção Brasileira de Conjunto Juvenil que conquistou de forma invicta o título do Pan-Americano do Rio de Janeiro, após um jejum de 22 anos.
“Como técnica formadora, estou muito feliz e grata de ter tido a oportunidade de lapidar o talento da Isadora. Nós da família Agiblu estamos orgulhosos em ter uma atleta que se encaminha para ser destaque no mais alto nível da ginástica rítmica”, afirmou a treinadora.
Para ela, o resultado comprova o trabalho sério desenvolvido no município. “Esse trabalho só é possível graças ao apoio da Prefeitura para o esporte em geral, principalmente esse olhar do prefeito Mário Hildebrandt e da vice-prefeita Maria Regina de Sousa Soar para a iniciação esportiva, que pode não garantir que todos se tornem atletas, mas garante futuro cidadãos saudáveis e responsáveis”, completou Amanda.
Fonte: PMB/ Emerson Jose Geraldo
Foto: Divulgação/ Secretaria do Esporte