Nesta quinta-feira, dia 11, inicia a 13ª Edição dos Jogos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), que ocorre na cidade de Itajaí. Através das Secretarias de Educação e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto com apoio da Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu), o município de Blumenau vai participar com 50 atletas do programa de paradesporto em cinco modalidades, os jogos seguem até o dia 13 de maio.
Os atletas blumenauenses participam nas modalidades de atletismo, bocha paralímpica, natação e tênis de mesa. Além disso, Blumenau participa com mais 32 pessoas em funções como chefe de delegação, técnicos, staff, guias e enfermeiros, com o total de uma delegação de 82 pessoas.
Os jogos são destinados a estudantes com idade entre 12 a 17 anos com deficiências física, intelectual e visual, o Parajesc tem como objetivo promover o paradesporto nas Instituições de Ensino, fortalecer a inclusão social e revelar novos talentos para o esporte adaptado. Os Parajesc servem como seletiva para as Paralimpíadas Escolares de 2023 que serão disputadas em novembro em São Paulo.
“Blumenau é referência no Paradesporto Escolar, tenho certeza que nesta edição nossos atletas vão trazer ótimos resultados para o município. Além disso, a participação dos nossos estudantes nos jogos é muito importante, porque faz com que ocorra a interação com outras cidades e atletas, além de ser uma atividade diferente na rotina deles”, declara Alexandre Matias, secretário de educação.
O Parajesc é um evento do Governo do Estado, promovido pela Fesporte, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional e municípios-sede. Cerca de 500 atletas de 200 escolas do estado participam da competição.
“Os atletas do paradesporto de Blumenau são orgulho para nós. Eles nos representam, nos dão alegria e mostram que a deficiência não precisa deixar as pessoas dentro de casa. O resultado dos jogos será apenas um detalhe diante do enorme desafio que eles enfrentam e vencem diariamente”, destaca Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.
Fonte: PMB/ Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto: Divulgação/ Secretaria de Educação