Na última semana os atletas do Paradesporto de Blumenau somaram diversas conquistas para nossa cidade, confira abaixo:
Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-20 e sub-17
O paratleta de Blumenau, José Alexandre da Costa, de apenas 19 anos, alcançou o terceiro melhor tempo do mundo de 2023 na prova dos 100m rasos da classe T47 (para amputados de braço).
A marca foi alcançada neste fim de semana, no desafio de Atletismo realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O blumenauense completou a prova em 10s75, ficando atrás apenas do medalhista paralímpico Washington de Assis, com 10s70. Os dois ficam atrás apenas de Petrúcio Ferreira, que fez 10s55 em março.
Com o resultado, José Alexandre tem hoje a melhor marca do mundo na categoria sub-20, onde ele compete pelo último ano. Além de José, outros seis paratletas de Blumenau participaram da competição. Veja os importantes resultados abaixo:
- José Alexandre Martins da Costa, classe T47: campeão e recordista em todas as provas, com 3ª marca mundial nos 100 metros rasos e 2ª marca mundial nos 400 metros rasos;
- Olga Benário, classe T54: campeã nas provas de 100 e 200 metros rasos;
- Suelen Aguiar, classe T11: Campeã e recordista nos 100 metros rasos e campeã nos 200 metros rasps e salto em distância;
- Willian Wollstein, classe T35: 3° lugar nos 100 metros rasos, 200 metros rasos e salto em distância;
- Jonathan Antunes, classe T13: 2° lugar nos 200 metros rasos e salto em distância e 3° lugar nos 100 metros rasos;
- Luís Fernando, classe T38: campeão e recordista nos 100 metros rasos e salto em distância e campeão nos 200 metros rasos;
- Lucas Eduardo da Silva Galupo, classe T11: 2° lugar nos 100 e 200 metros rasos, e salto em distância.
Além disso, a Associação de Paradesporto de Blumenau (Apesblu), que representa o programa Paradesporto Blumenau, ficou como 3ª colocada geral na categoria sub-17.
O técnico do programa Paradesporto Blumenau, Felipe Lucio Mendes, que acompanha a equipe, destacou a importância dos resultados para o município. "Finalizamos a competição satisfeitos com os resultados, afinal todos os atletas tiveram melhoras em suas performances individuais e iniciaram o ano com o 'pé direito'. E apesar de termos uma participação baixa em número de atletas, saímos com um troféu geral de terceiro lugar. Isso demonstra a qualidade dos nossos atletas" ressalta Mendes.
Paracopa SESC-PR
Outra competição que rendeu títulos para Blumenau foi a Paracopa SESC-PR, realizada em Curitiba. Na modalidade Futebol PC, a Apesblu também conquistou o 3º lugar geral.
"Entramos em uma competição muito difícil, com clubes e atletas de alto nível da modalidade e ainda sim fizemos ótimos jogos, onde conseguimos analisar a evolução da nossa equipe. O trabalho está sendo bem desenvolvido e estamos vendo os frutos agora. Por isso, vamos continuar trabalhando e nos preparando para as próximas competições que estão por vir" explicou o professor Jonas do Amaral que treina a equipe junto ao professor Wilson Bortoli Junior.
Já na modalidade de Bocha Paralímpica, tivemos as marcas de 2° lugar de Daniela Zinke, na classe BC1 e 10° lugar de Kaue Fernando Cruz na classe BC2.
"Os jogos foram bem equilibrados no nível técnico, acima do esperado com ótimos jogos e bons resultados. Voltamos com a certeza de que o trabalho está no caminho certo. Agora vamos ajustar os detalhes e nos preparar pra próxima" falou Anderson de Souza, professor e técnico da equipe.
Fonte: PMB/ Eduarda Loregian
Foto: Divulgação/ Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto