O aumento da densidade demográfica e por consequencia o acréscimo no número da frota de veículos implica cada vez na saturação das principais áreas urbanas da cidade. Blumenau nos últimos anos tem investido consideravelmente em obras estruturantes, justamente para que a mobilidade urbana se equilibre com o crescimento populacional e de veículos.
Entretanto, um dado estatístico levantado pela Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) mostra que Blumenau está caminhando progressivamente para a expansão de modais alternativos, como é o caso das ciclovias. Atualmente, Blumenau disponibiliza de 126,9 quilômetros de pista destinada aos ciclistas, sendo um acréscimo de 9 km a mais do que o número de ciclos existentes em 2021.
“Uma cidade para pessoas é o que estamos projetando para o futuro. E apostar em meios de transporte alternativo é um dos caminhos. Porém o grande desafio para o município continua sendo criar as conexões da faixa destinada aos ciclistas entre um bairro e outro, mas aos poucos temos conseguido avançar, ampliando a extensão da malha cicloviária e a meta para os próximos é dar um salto ainda maior nesta expansão”, avalia o secretário da pasta, Éder Boron.
A projeção da Seplan com as obras que estão em andamento atualmente na cidade e mais ainda o que está por iniciar, é de que a malha cicloviária em Blumenau chegue a 145 km entre o fim deste ano e 2024. Um acréscimo de quase 20 km a mais do que o cenário atual.
Obras como, por exemplo, a revitalização da Rua das Missões e da 2 de Setembro, que seguem em execução, vão proporcionar mais 6 km de pista exclusiva a ciclistas. Assim como o Corredor Sul e as obras na Região Norte, que também contribuirão para este acréscimo na malha cicloviária.
A Rua Carlos Krueger no bairro Itoupava Central, onde recentemente a Prefeitura realizou a entrega da obra de pavimentação, é um dos exemplos de via contemplada com a ciclofaixa, interligando com ciclo existente na Rua Ricardo Georg.
“Blumenau hoje é um canteiro de obras não é por acaso. Planejamos uma cidade sustentável e segura para nossa população. Em uma cidade onde a frota de veículos ultrapassa o número de 280 mil automóveis, a gestão precisa sim apostar em transportes alternativos como é o caso de ciclovias e de corredores de ônibus, e é nesta frente que o município tem direcionado sua atenção”, enaltece o prefeito Mário Hildebrandt.
Se a extensão da malha cicloviária em Blumenau atualmente é de 126,9 km, a malha destinada ao transporte coletivo por sua vez é de 22,9 km de extensão de corredor de ônibus. E a projeção da Prefeitura para os próximos anos é de atingir 27,3 km de extensão.
Fonte: PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Marcelo Martins