Na manhã desta segunda-feira, dia 13, o programa Paradesporto Blumenau deu início às atividades do ano letivo de 2023. A abertura, que envolve a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e a Secretaria de Educação (Semed), aconteceu na sede da Seidep - marcando também o início das atividades da secretaria localizada na Rua Boaventura Amorim, nº 16 - Itoupava Norte.
Autoridades da administração pública, alunos e professores do programa, e convidados como imprensa e vereadores estiveram presentes conhecendo o local onde são realizadas as aulas de natação dos paratletas. Na oportunidade também foram apresentados os diretores, coordenadores e gerentes que compõem o quadro de equipe da nova secretaria. Entre os nomes anunciados está Rityely Aline Moura da Silva, deficiente visual que compõem o quadro como chefe de inclusão no mercado de trabalho e saúde da PCD, visando dar representatividade ao público-alvo da Seidep.
“Somos oficialmente a primeira secretaria de paradesporto de Santa Catarina, e chegar até aqui nos rendeu bastante trabalho. Blumenau já é destaque em suas ações de paradesporto trazendo qualidade de vida para mais de 600 alunos ativos. Agora nosso objetivo é desenvolver novos projetos e políticas de inclusão e acesso à cidadania para pessoas com deficiência. E para isso vamos contar com um trabalho intersetorial, incluindo o envolvimento de secretarias como educação, saúde, planejamento, turismo, entre outras ", destacou Giselle Chirolli, secretária da Seidep.
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também falou sobre a importância de mais um grande projeto que trará benefícios para o município. “Blumenau já avançou muito em suas ações voltadas para os deficientes. Mais do que dar oportunidade à pessoa com deficiência, nós transformamos sua realidade e a de sua família. Nosso objetivo agora é expandir as ações para outros setores, abrir novas vagas para que mais pessoas possam usufruir dos projetos. Uma cidade só é boa quando investe e cuida de todos os setores e a pessoa com deficiência e o trabalho pela inclusão são parte importante nisso” finalizou Hildebrandt.
Programa
O início do ano letivo, com o retorno das atividades paradesportivas, acontece para os paratletas que já faziam parte do programa em 2022 e fizeram a sua rematrícula. Já para a matrícula dos novos alunos de 2023, a divulgação de datas acontecerá até o fim de fevereiro.
Para participar das atividades os alunos passam por um sistema avaliativo funcional que é o primeiro passo para o início do processo metodológico do programa Paradesporto. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento psicomotor do paratleta, bem como a evolução paradesportiva dos participantes praticantes nas modalidades oferecidas.
Para mais informações, as famílias ou participantes e interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 99952-1856 - por ligação ou whatsapp - ou pessoalmente na sede do Paradesporto e da Secretaria da inclusão da Pessoa com deficiência e Paradesporto. A secretaria também pode ser contactada pelo e-mail: secretaria.seidep@blumenau.sc.gov.br
Fonte: Secom Bnu/ Eduarda Loregian
Foto: Eraldo Schnaider/ Secom Bnu