A Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa Paradesporto de Blumenau, darão início às suas atividades para os participantes de 2022.
As atividades terão início com um dia de avaliação física e de funcionalidade para os paratletas que já fazem parte do programa e fizeram sua inscrição em 2022. O sistema avaliativo funcional é o primeiro passo para o início do processo metodológico do programa Paradesporto. As avaliações, que acontecem na próxima segunda-feira, dia 6, têm como objetivo acompanhar o desenvolvimento psicomotor e de evolução paradesportiva dos participantes praticantes nas modalidades oferecidas. O horário das avaliações será das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, no ginásio da Universidade Regional de Blumenau, a Furb.
Nesta mesma semana, entre os dias 7 e 10, a Seidep e a Semed iniciam o período de rematrícula desses paratletas que já pertencem ao programa. Já as atividades paradesportivas nos polos terão início no dia 13 de fevereiro, com os participantes rematriculados. Já para os alunos novos de 2023 a secretaria fará a divulgação de datas para matrículas nas próximas semanas, por meio da Prefeitura de Blumenau.
O prefeito Mário Hildebrandt destacou o compromisso de Blumenau com o calendário de treinamentos dos paratletas. “Ser um paratleta exige muito dos nossos participantes do programa Paradesporto de Blumenau. Por isso, desde o início do ano os treinos de rendimento já estão acontecendo. Mas agora, com as avaliações, podemos considerar os trabalhos oficialmente retomados para seguir a tradição anual de diversas conquistas”.
Atividades de rendimento
Os treinos do paradesporto de rendimento iniciaram no dia 2 de janeiro, pois os atletas de alta performance têm maior frequência de preparo para alcançar seus números, o que possibilita a conquista de títulos para o município e para o Brasil em competições nacionais e internacionais.
“Estamos no início do segundo mês de 2023 e o Paradesporto de Blumenau já teve suas primeiras convocações de 2023, que serão divulgadas pela Seidep e pela Semed na próxima semana. E isso é fruto justamente dessa seriedade nos treinos que é dada tanto pelo programa municipal quanto pelos paratletas. Afinal, é somente com muito trabalho que alcançamos nossos objetivos no mundo dos esportes” ressalta Giselle Chirolli, secretária da Seidep.
“O Paradesporto é essencial para incentivar a inclusão e faz total diferença na vida dos atletas, com o poder de transformar a realidade da nossa comunidade. E esta é uma causa muito importante para mim, já que em 2018, ainda como vereador, fui proponente da lei que instituiu o Dia Municipal do Paradesporto em Blumenau” destaca Alexandre Matias, Secretário de Educação.
Para mais informações, as famílias ou participantes e interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 99952-1856 ou pessoalmente na sede do Paradesporto e da Secretaria da inclusão da Pessoa com deficiência e Paradesporto, no endereço Rua Boaventura Amorin, nº 16, bairro Itoupava Norte. A secretaria também pode ser contactada pelo e-mail: secretaria.seidep@blumenau.sc.gov.br
Fonte: Secom Bnu
Foto: Marcelo Martins