A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (20) o calendário do futebol feminino para a próxima temporada. Grêmio, Inter e Juventude serão os representantes gaúchos nos campeonatos nacionais — que sofrerão uma paralisação entre 20 de julho e 20 de agosto, por conta da Copa do Mundo Feminina.
O calendário se inicia em 5 de fevereiro, com a disputa da Supercopa do Brasil. Se a fórmula da competição for a mesma deste ano, o Inter estará entre os participantes. O campeonato termina em 12 de fevereiro. Na temporada que se encerrou, o Corinthians foi o campeão. Enquanto as Gurias Gremistas ficaram com o vice.
Posteriormente, de 26 de fevereiro a 17 de setembro, será realizado o Brasileirão A-1. As Gurias Gremistas e as Gurias Coloradas disputarão o campeonato nacional. O Corinthians também ficou com o título desta competição em 2022. O Inter, por sua vez, ficou com o segundo lugar.
Para se encerrar as competições profissionais com participações de times gaúchos, tem o Brasileirão A-3. O Juventude disputará o campeonato, que ocorre de 15 de abril a 24 de junho. Enquanto a Série A-2, que não terá representantes do RS, será realizada de 15 de abril a 8 de julho.
Nas competições de base, a CBF já anunciou mudanças na fórmula. O Brasileirão sub-20 terá 20 participantes (e não mais 24) e não será mais sediado. Ou seja, as equipes disputarão suas partidas como mandantes em seus estádios
ou Centros de Treinamento. O campeonato ocorre de 8 de março a 21 de junho, e deverá contar com as participações de: Juventude, Grêmio e Inter.
Por fim, o Brasileirão sub-17 terá um aumento no número de participantes: de 12 para 16 equipes. A competição será realizada entre 4 a 25 de novembro, com Grêmio e Inter na busca pelo título.