Cinco alunos da rede municipal de ensino de Gaspar se destacaram a nível nacional na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Além deles, um professor da Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni foi premiado como professor destaque. Ao todo, Gaspar celebrou a conquista de sete medalhas por estudantes da cidade, incluindo participantes de instituições estaduais e federais.
João Henrique Bornhausen Spitter, Cristhian Cezar e Antony de Camargo Antunes, todos da EEB Ferandino Dagnoni, foram premiados com medalhas de bronze. Isabella de Andrade Meireles, da Escola Prof. Vitorio Anacleto Cardoso, e Eduardo Heck Schmitt, da Escola Zenaide Schmitt Costa, também conquistaram medalhas de bronze. Nayane Deschamps, da Escola Estadual Frei Policarpo, ganhou a medalha de prata, enquanto Guilherme Schmitt Galvão, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Gaspar, foi premiado com a medalha de ouro. O professor Osvaldo Claudino dos Santos Neto, da EEB. Ferandino Dagnoni, foi reconhecido como professor destaque.
A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, no dia 12 de julho de 2024. Eduardo Heck Schmitt, acompanhado de seus familiares e professores, foi um dos participantes de Gaspar que recebeu a medalha de bronze em nível nacional e prata em nível regional.
Gaspar tem se destacado na área de matemática por meio de diversas iniciativas, como mostras de matemática e participação ativa em feiras regionais, estaduais e nacionais. Essas ações refletem o compromisso da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, em incentivar o desenvolvimento acadêmico e a descoberta de talentos entre seus alunos.
O prefeito Kleber Wan-Dall, comemora esse resultado. “Esse reconhecimento nacional e estadual é fruto do esforço, dedicação e talento dos nossos alunos, além do comprometimento incansável dos nossos educadores. Continuaremos a investir em iniciativas que promovam a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de nossas crianças e jovens, reafirmando nosso compromisso com uma educação de qualidade em Gaspar", salienta Wan-Dall.
Sobre a OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição de caráter cultural e recreativo, destinada a estudantes dos ensinos fundamental e médio. A participação é voluntária e não está vinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. A competição é dividida em três níveis: nível 1 para alunos do 6º e 7º anos, nível 2 para alunos do 8º e 9º anos, e nível 3 para estudantes do ensino médio. A OBMEP busca identificar jovens talentos na matemática e incentivar o ensino da disciplina em todo o país.
Fonte: PMG/Amanda
Foto: Divulgação