Os paratletas Evelyn Elbeks Maahs de Oliveira e Pedro Gabriel Pereira participam a partir deste sábado, dia 6, da 2ª etapa do Camping Escolar Paralímpico de 2024. Realizado em São Paulo, o evento segue até sexta-feira, dia 12, e deve reunir 152 paratletas de todo o país.
Evelyn e Pedro já haviam participado da 1ª etapa do camping, realizada entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Os dois fazem parte do Programa de Paradesporto mantido pela Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) e de Educação (Semed).
O paratleta Pedro tem 17 anos e atua no Futebol PC, modalidade praticada por atletas com paralisia cerebral. Segundo os professores Wilson Bortoluzzi Júnior e Jonas do Amaral, Pedro vem se destacando nos jogos e competições que disputa, sendo constantemente monitorado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ele participa do camping pelo terceiro ano consecutivo.
Evelyn também tem 14 anos e é atleta da bocha paralímpica, modalidade específica para pessoas com deficiência física. Estudante da EBM General Lúcio Esteves, ela estreou no Camping Escolar Paralímpico em 2024.
Realizado pelo CPB desde 2018, o Camping Escolar Paralímpico proporciona a paratletas com idade entre 12 e 17 anos uma primeira experiência da rotina de um atleta de alto rendimento. Os participantes são selecionados de acordo com seus desempenhos nas Paralímpiadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar.
Durante o camping, os atletas são submetidos a treinos, testes e avaliações físicas. Neste ano, eles também participarão de um torneio interno. As disputas acontecem na quinta-feira, dia 11.
Fonte: PMB/Luan Carlos Tamanini
Foto: Divulgação/Secretaria de Educação