A Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan) concedeu o alvará de funcionamento para a empresa Jet, que irá fornecer à cidade diversas unidades de patinete elétrico. O modelo ficará disponível em 90 pontos do município e poderá ser usado por meio de aplicativo.
Primeiramente o usuário fará o download do App ao realizar a leitura do QR code através de um smartphone. Posteriormente se preenche um cadastro e vincula um cartão ou o Pix para o pagamento. Depois disso o cidadão está habilitado e pode usar o patinete elétrico mediante uma taxa de embarque e mais um valor por minuto rodado.
Conforme o secretário de planejamento urbano, Éder Boron, a cidade ganha com mais esta opção de mobilidade. “Blumenau está em pleno desenvolvimento e fomentar novas formas de transporte e meios de locomoção é salutar para uma melhor harmonia dos modais. Esta já é a segunda empresa que obtém o alvará para atuar na cidade, o que mostra que estamos abertos a inovações que visam promover o bem coletivo”, avalia.
Ainda segundo o secretário da pasta, a empresa que está trazendo os modelos para Blumenau, inicialmente disponibilizará uma frota de 336 unidades, que contemplará vários bairros, além da Região Central. Instalada em sete países, a Jet também oferta seus patinetes em cidades como Balneário Camboriú e Itajaí.
“Serão inicialmente sete bairros de Blumenau contemplados com este modelo de patinete elétrico, que posteriormente poderão ser adaptados e ampliados para outros pontos da cidade, mediante a demanda de cada região”, considera o prefeito Mário Hildebrandt.
Em um segundo momento a empresa Jet também trará para a cidade alguns modelos de bicicletas elétricas, para melhor atender a comunidade blumenauense.
Fonte: PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Eraldo Schnaider