A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ressalta a atenção aos motoristas que transitam por Blumenau na tarde deste sábado, dia 7, e durante os próximos dias. Por conta da previsão de chuvas e cheias no município, muitos pontos registram alagamentos e quedas de barreira nas vias.
Além disso, os equipamentos semafóricos de regiões que devem ficar alagadas serão desligados a partir desta tarde. De acordo com a cota de enchente de cada local, as equipes da secretaria passam retirando as botoeiras e os controladores semafóricos - sistema eletrônico que é considerado o ‘cérebro’ do semáforo.
Como a previsão antecipada permite saber o nível provável em que o rio chegará nessas localidades, cada equipamento será desativado com cerca de dois metros de antecedência das cheias. A medida visa evitar que os equipamentos sejam danificados e/ou queimados por ficarem submersos; e é tradicional em situações de emergência por enchentes.
A previsão é que cerca de 43 pontos tenham os controladores semafóricos retirados em etapas, iniciando os trabalhos às 15h. A primeira fase retira os equipamentos dos locais que têm cota de 10 metros e as demais seguem acompanhando as previsões do Alertablu em caso de cotas de 12 e 13 metros. Sendo assim, diversos semáforos nas regiões das Itoupavas, Itoupava Central, Centro, Fortaleza e Garcia podem ser desativados ainda hoje.
Nos locais em que os motoristas ainda puderem passar, antes do nível da água subir, e os equipamentos semafórios estiverem desligados; a secretaria indica atenção redobrada e respeito às normas de trânsito vigentes.
Vale lembrar que desde que o rio voltou a subir o Alertablu faz previsões constantes do nível do rio, sempre 6h adiante. Assim, a cidade consegue se planejar com antecedência para cada demanda específica garantindo a segurança de todos.
A SMTT destaca que os equipamentos serão reativados na medida em que o cenário das cheias for normalizado em cada ponto. Além disso, os locais de retirada de equipamentos podem sofrer adaptações em caso de condições pontuais e necessárias, identificadas pelas equipes que estão em campo.
Fonte: PMB/ Eduarda Loregian
Foto: Marcelo Martins