Professoras do Centro de Educação Infantil (CEI) Irmã Maria Christa Prullage, da Itoupavazinha, participaram entre os dias 26 e 28 de setembro de uma atividade de formação profissional. O atendimento das 22 professoras foi conduzido pela equipe do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A programação foi elaborada de forma a atender as necessidades propostas pela diretoria e coordenação pedagógica do educandário.
A atividade teve duração aproximada de duas horas e meia, com formação de três grupos, distribuídos nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Foram tratados temas relacionados ao repertório artístico, espaços, curadoria, leitura de imagem e estética. “As abordagens foram feitas a partir da experiência de visita com mediação planejada para atendimento a essas expectativas, com enfoque na estética e sua fruição”, destacou a gerente do museu, Mia Ávila.
Um dos grupos foi agraciado com as presenças da artista Roseli Sartori, que apresenta no MAB a mostra Linhas Tênues, e do curador Gleber Pieniz, que conversou sobre a figura do curador. "No Museu de Arte de Blumenau eu e Roseli Sartori conferimos como estão se comportando os livros de Linhas Tênues depois de duas semanas de visitação e manuseio. Grata surpresa termos encontrado um grupo de professoras com quem pudemos conversar sobre processos criativos e os sentidos da arte”, relatou Pieniz em suas redes sociais.
Mia Ávila destaca a importância da parceria com a Secretaria de Educação (Semed), que resulta em aproximação cada vez mais ampla com a direção, coordenação pedagógica e professores da rede municipal de ensino. “Essa aproximação tem resultado na compreensão das possibilidades existentes no tripé Arte, Educação e Cultura para a formação de indivíduos que possam ter uma postura assertiva, crítica e reflexiva", concluiu.
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação/SMC