A programação do FamiliArte foi desenvolvida presencialmente no sábado, dia 23 de setembro, em parceria estabelecida entre o Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o Centro de Educação Infantil Professor Emiliano Stolf. A ação estimula a interação de pais e responsáveis por crianças na faixa etária de 0 a 3 anos durante visitas aos espaços museais, aumentado o repertório artístico dos participantes através de ações educativas.
A gerente do MAB, Mia Ávila, disse que a quinta experiência do FamiliArte ocorreu pela manhã nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), e foi inspirada no artista Roy Kellermann e na mostra de obras do acervo do museu e de particulares, que compõem a quarta temporada do ano. “A exposição celebra a vida e a obra do artista, que em outubro estaria completando 80 anos de idade.”
A equipe do CEI, familiares e crianças, participaram da elaboração de obras tendo por base o universo de Roy Kellermann. “As obras Mão e Contramão, Relógio, Edificações, Luz Negra, O Gato e os Ibiás e Araucária vista do aposento, foram inspirações para as criações, não faltando uma mesa com água saborizada, com cores da paleta de Roy Kellermann”, comentou Mia Ávila. “A experiência das crianças nos espaços culturais constituídas na interação com seus coleguinhas, familiares e professores, apontou profícuo resultado de promover às crianças e familiares o encontro com a cultura.”
Pais e parentes manifestaram entusiasmo em relação à oportunidade de interagirem no museu e em espaços culturais, com as atividades programadas para o encontro. A comendadora da cultura Noemi Kellermann, com quem o artista compartilhou vida e afeto, esteve presente e na sala de exposições falou sobre o artista, suas crenças em um mundo melhor e de paz e conduziu uma ciranda onde todos de mãos dadas cantaram e dançaram. “A experiência foi prazerosa, um aprendizado para as crianças e encorajamento para a continuidade do projeto”, observou Mia Ávila. “O evento evidenciou a perspectiva de uma relação mais próxima entre o MAB e os CEIs, cada vez mais dinâmica e com estratégias pedagogicamente orientadas para esse importante público-alvo, devido ao papel educativo e influência positiva que os familiares e professores têm na formação dos hábitos culturais da criança.”
Saiba mais
Projeto FamiliArte 2023 – Primavera dos Museus
Parceria SMC/MAB e CEI Professor Emiliano Stolf
Quando: sábado, 23 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Local: Museu de Arte – SMC (Rua XV de Novembro, 161, Centro Histórico)
Programação:
Piquenique no Horto Botânico – lanche em família
Recepção das famílias na Rua das Palmeiras, com acesso ao Horto Botânico Edith Gaertner
Piquenique no Horto
Boas-vindas no Espaço Elfy Eggert - Pista mão e contramão
Exposição das obras de autorias das crianças, familiares e professores
Visita à exposição 80 anos de Roy Kellermann
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação/MAB