Com o tema “Capacitismo: você sabe o que é?”, a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 27, a primeira capacitação interna de servidores da Prefeitura de Blumenau. O evento faz parte do Setembro Branco da Inclusão, e foi organizado com auxílio da Secretaria de Administração (Sedead), dentro do Programa de Aperfeiçoamento dos Servidores (PAS).
O objetivo de abordar o tema é oferecer aos servidores conhecimento sobre o universo da pessoa com deficiência e evitar assim situações de preconceito, além de criar um ambiente de inclusão no serviço público. A capacitação foi ministrada pela Diretora de Políticas e Programas de Acessibilidade e Inclusão, Bruna Daniel, e pela fisioterapeuta Vivian Becker.
A intenção da equipe da Seidep é de que o tema possa fazer parte da grade mensal do PAS, e assim atingir cada vez mais servidores para disseminar as informações. Nesta oportunidade, 16 servidores estiveram presentes na palestra.
De acordo com a definição do Ministério da Cidadania, capacitismo é o preconceito e a discriminação que a pessoa com deficiência vive na sociedade por ter sua existência relacionada à incapacidade e inferioridade, como quando a pessoa fosse reduzida à sua deficiência. Alguns exemplos de atitudes de capacitismo são o uso dos termos ofensivos ou pejorativos; de expressões inadequadas; olhares de julgamento; invasão de privacidade; e ausência de pessoas com deficiência em diversos espaços. Saiba mais sobre o tema aqui.
Fonte: PMB/ Marília Prado
Foto: Michele Lamin