O Comitê Blumenau preparou ações para integrar a cidade na “Semana ODS na Prática” que está em pleno andamento. O lançamento das ações ocorreu em uma live transmitida no dia 24. Entre as atividades previstas, um piquenique, sábado, dia 30 de setembro, das 10h às 16h, no Parque Ramiro Ruediger, vai pesar o lixo reciclável separado pela população ao longo desta semana. O município participa das ações como signatário da iniciativa internacional e está incentivando os moradores ao engajamento nas ações de conscientização ambiental.
A gerente da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Cristina Carvalho, é uma das colaboradoras que está empenhada na difusão das ações na cidade. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) é signatária do movimento global e estará no piquenique com a equipe de contação de histórias da Biblioteca Ambulante.
O “Consumo Consciente” trata-se de quando as pessoas levam em conta a escolha dos produtos que compram, enquanto a “Logística Reversa” envolve o retorno dos resíduos ao ciclo da cadeia produtiva, podendo incluir reuso, reciclagem e recuperação desses materiais. “E você sabia que esses termos estão atrelados na sua rotina de descarte do lixo?”, questiona o material da campanha.
Ações de conscientização alertam para os cuidados necessários ao descarte dos produtos que são consumidos. Material de divulgação mostra como é incrível perceber o quanto de lixo as pessoas podem acumular sem necessidade. “Essa é a chance de refletir sobre as escolhas e tomar medidas para reduzir o desperdício. Cada lata de refrigerante, embalagem de comida, ou papel acumulado faz diferença. A ideia é juntos buscar alternativas mais sustentáveis e reciclar sempre que possível”, alertam os idealizadores das ações, ao convocar todos a fazerem parte do desafio. “Experimente separar e guardar os materiais recicláveis que consumiu durante esta semana. No próximo sábado, das 10h às 16h, leve-os no Parque Ramiro Ruediger para o Piquenique Consciente do Movimento ODS. Você descobrirá na prática quanto descarte produziu e como a destinação correta pode gerar valor - ou prejuízos, quando não ocorre o descarte correto.”
Saiba mais
Dicas úteis para o descarte consciente:
Papel: ao separar papel para reciclagem, lembre-se de manter o material limpo e livre de quaisquer resíduos. Remova grampos, fitas adesivas e outros itens não recicláveis. O papel sujo ou contaminado pode comprometer o processo de reciclagem, portanto, é crucial garantir que esteja em boas condições. Ao praticar essa pequena ação, você contribui para a preservação de árvores e para a redução da extração de recursos naturais. Confira alguns tipos de papéis recicláveis: papelão, caixas em geral, papel de escritório, jornais, revistas, livros, cadernos, cartolinas e embalagens cartonadas.
Plástico: quando separado corretamente, pode ser transformado em novos produtos e evitar a produção de mais plásticos virgens. Antes de descartar, certifique-se de lavar os recipientes e retirar qualquer resíduo de comida. Isso previne a contaminação e garante que o plástico possa ser reciclado de maneira eficiente. Dentre os diversos tipos de plásticos passíveis de reciclagem, destacam-se: sacos, embalagens de produtos de limpeza, canos, tubos, garrafas (refrigerante, iogurte), plástico filme, pet, frasco de plástico (transparente e leitoso), bacias, balde, raio x, isopor (embalagens de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos). Ao seguir esse guia simples, você contribui para a redução da poluição e proteção dos ecossistemas.
Metal: separe latas de alumínio (refrigerante, suco e cerveja), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó e conservas), tampas de garrafas, embalagens metálicas de congelados, folhas de flandres, ferros em geral, Inox, cobre, latão, sucatas de ferro. Separe-os dos demais resíduos, e limpe-os para evitar contaminações.
Vidro: garrafas de bebida, vidros de janelas e portas, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos. Embale cacos de vidro com segurança antes do descarte. Isso protege os catadores e facilita o processo de reciclagem.
Eletrônicos e lâmpadas: não os misture com o lixo comum. Encaminhe para pontos de coleta específicos, onde serão tratados adequadamente. Aproveite e reflita sobre seu consumo de eletrônicos. Apoie os catadores, eles desempenham um papel crucial na reciclagem. Mantenha os materiais separados e organizados para facilitar o trabalho deles. Pequenas ações causam grandes impactos. Faça sua parte e inspire outros a fazerem o mesmo.
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Relações Institucionais