Em um jogaço disputado na tarde de sábado, dia 9, a APAB Blumenau conquistou o bicampeonato Catarinense sub-22 masculino. O título da equipe blumenauense veio após vencer a Ablujhe/Joaçaba por 68 a 64 na prorrogação na terceira partida do quadrangular final. Cristhyã Fernandes, da APAB, garantiu os troféus de destaque e cestinha da competição.
A APAB Blumenau encerrou a fase de classificação do campeonato na segunda colocação, com oito vitórias e duas derrotas e um saldo positivo de 120 pontos, o que credenciou a equipe blumenauense para a disputa do quadrangular final realizado entre os dias 7 e 9 de setembro no Ginásio Rozendo Lima, em Florianópolis.
No quadrangular final, três vitórias para Blumenau. A primeira delas aconteceu na manhã de quinta- feira, dia 7, feriado nacional da Independência. Vitória tranquila contra o Basquete Joinville pelo placar de 81 a 67. A segunda vitória veio na tarde de sexta-feira, dia 8, contra o ADIEE/Avaí de Florianópolis pelo placar de 59 a 45.
Na partida decisiva do quadrangular, a APAB Blumenau enfrentou a Ablujhe de Joaçaba, que havia terminado a fase classificatória na primeira colocação e que também vinha de duas vitórias. Em uma partida equilibrada e emocionante, digna de uma final, Blumenau buscou o empate faltando pouco mais de 10 segundos para o fim do jogo, levando a decisão do título para a prorrogação.
O equilíbrio e a tensão se mantiveram durante o tempo extra, com as duas equipes trocando pontos e mantendo a igualdade no placar. Faltando 21 segundos para o fim da prorrogação, Blumenau conseguiu abrir dois pontos de vantagem e no ataque seguinte Joaçaba cometeu falta, convertidos pela equipe blumenauense em dois lances livres, definindo o placar em 68 a 64.
Fonte: PMB/ Emerson Jose Geraldo
Foto: Divulgação/ Secretaria do Esporte