A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) realizaram nesta segunda-feira, dia 4, a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu na Escola Técnica do SUS (Etsus) e contou com cerca de 100 participantes.
“A Conferência Municipal de Segurança Alimentar é mais uma oportunidade de discutirmos as políticas e programas voltadas ao tema, entendendo o papel de todos os envolvidos e buscando melhorias em conjunto”, comenta a vice-prefeita Maria Regina de Sousa Soar.
O objetivo foi ampliar e fortalecer os compromissos políticos para promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional. Além de buscar garantir a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e no Plano Municipal de SAN.
O tema deste ano foi "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade" dividido em três eixos:
Eixo 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional
Eixo 2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada
Eixo 3 – Democracia e participação social
O evento foi voltado para profissionais envolvidos na Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional, cooperativas, agricultores, profissionais de nutrição. Além de contar com a participação dos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Na Conferência foram elaboradas propostas para em âmbito municipal, estadual e federal acerca da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Essas propostas serão enviadas para a Conferência Estadual e posteriormente irão para a Conferência Nacional.
Fonte: PMB/ Anna Clara Uliano
Foto: Michele Lamin