Na última quinta-feira, dia 24, a Controladoria-Geral do Município de Blumenau (CGM) recebeu a visita do controlador-geral de Brusque, Daniel Felício, e da respectiva equipe, com o objetivo de conhecer as ações do Programa de Integridade e Compliance Público. A visita também serviu para estreitar a troca de experiências entre os controladores internos das prefeituras que integram a região do Vale Europeu.
Blumenau fez parte do projeto piloto da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), juntamente com outras duas cidades da região, e está na fase que antecede a finalização do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos. O plano servirá de parâmetro para que cada secretaria possa criar planos individuais e monitorar os riscos, guardadas as peculiaridades e especificidades.
Na reunião desta quinta, integrantes da Comissão de Integridade e Compliance da CGM apresentaram à equipe de Brusque a metodologia,o cronograma e o passo a passo das principais etapas superadas em Blumenau, até o estágio atual. A reunião contou ainda com a presença de integrantes da Amve.
“É sempre importante compartilhar e trocar experiências que possam servir de parâmetro, disseminação e consolidação de Políticas Públicas de Integridade e Compliance, para além das nossas próprias organizações e entes”, afirmou a controladora-geral Marli Zieker Bento.
A política de integridade e compliance, no âmbito da gestão pública, consiste na adoção de medidas institucionais capazes de identificar, mitigar e eliminar os riscos à integridade, voltadas à prevenção e detecção, correção de práticas ilícitas e desvios éticos e de conduta funcional. O foco é fazer com que cada órgão da estrutura administrativa seja capaz de atuar de forma preventiva, contribuindo assim para o combate à corrupção e para uma gestão mais eficiente.
Fonte: PMB/ Controladoria-Geral do Município
Foto: Divulgação