Em continuidade às agendas na Alemanha, a comitiva blumenauense esteve nesta quarta-feira, dia 26, em Weingarten. O município alemão possui uma relação histórica com Blumenau, que iniciou na década de 1950. Desta vez, as cidades buscam uma parceria na área da educação superior, com a possibilidade de bolsas de estudos de alunos de Blumenau em Weingarten, envolvendo a Universidade Regional de Blumenau, a Furb.
A Universidade Ravensbug-Weingarten, que conta com alunos dos municípios vizinhos, tem um programa de internacionalização com estudantes de diferentes lugares do mundo, com aulas em alemão e inglês. Os cursos são na área de negócios e gestão na área da saúde. Além disso, buscam a parceria com uma empresa alemã para receber blumenauenses para estágio e estudo na área de engenharia mecânica.
Durante a reunião, o reitor da universidade alemã, Thomas Spägele, confirmou que vê com bons olhos a parceria com Blumenau, já que é cidade-irmã de Weingarten e possui forte ligação com a cultura alemã.
“A parceria com Weingarten já trouxe resultados expressivos para Blumenau, como o programa de gestão de energia renovável e outros assuntos relacionados à economia e educação. Nossa intenção é fortalecer essa relação com acordos bilaterais em diversas áreas”, disse o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
Por fim, o Hildebrandt e o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Sylvio Zimmermann, convidaram o prefeito de Weingarten, Clemens Moll, e os representantes da prefeitura a participarem da Oktoberfest de Blumenau neste ano.
Fonte: PMB/ Gabinete do Prefeito
Foto:Divulgação/ Secom