Nesta terça-feira, dia 25, o prédio histórico que abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) servirá de sede simbólica para a Prefeitura de Blumenau. A prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, junto com a equipe de governo, irá despachar do local ao longo do dia. A cerimônia de transferência tem início às 10h e celebra os 199 anos de Imigração Alemã no Brasil.
Além de atos administrativos, a solenidade terá a apresentação cultural dos alunos da Fábrica de Gaiteiros, projeto desenvolvido no município que promove a cultura por meio da formação com acordeão diatônico. As aulas ocorrem no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.
“É sempre emocionante transferir o governo para o local que abrigou a primeira Prefeitura da cidade, ainda mais desta vez, em que estou Prefeita. Além disso, o ato representa a descentralização e a união de toda a gestão”, avalia a prefeita Maria Regina.
Conheça um pouco da história do prédio
A transferência simbólica da administração municipal para a Secretaria de Cultura ocorre desde 2017, após assinatura da Lei Nº 8416, que prevê que no dia 25 de julho o chefe do Executivo despacha no antigo Paço Municipal localizado na Rua XV de Novembro, 161.
Construído em 1875, o prédio foi projetado pelo arquiteto Henrique Krohberger e ampliado em 1918. Depois de ser totalmente remodelado em 1939, o local foi inaugurado oficialmente no dia 20 de abril de 1940, quando passou a abrigar o Arquivo Municipal, o Fórum, a Delegacia Regional de Polícia entre outras repartições municipais e estaduais. No ano de 1958, ocorreu um incêndio, que destruiu parcialmente a estrutura do imóvel. A atual sede da SMC abrigou a Prefeitura até 1982, quando no dia 2 de setembro daquele ano, foi entregue ao Executivo a construção no estilo enxaimel na Praça Victor Konder.
Fonte: PMB/ Secretaria de Cultura e Relações Institucionais
Foto: Divulgação