Os membros do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan) aprovaram por unanimidade na última quarta-feira, dia 12, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para implantação do Complexo Viário da Itoupava Norte. Na ocasião, foram apresentados aos conselheiros todos os aspectos viários, socioeconômicos, hidrológicos e ambientais da obra.
A via projetada nº 128 consiste na construção de uma nova ponte paralela a Ponte Irineu Bornhausen, ligando a Rua Alfredo Hering com a Rua 2 de Setembro, formando um sistema binário na região, além da implantação da Via Projetada nº 04 que conectaria as Ruas Alfredo Hering e Santa Catarina, e a revitalização das adjacências com implantação de passeios públicos e ciclovias.
Com a aprovação do EIV no Coplan, o Complexo Viário da Itoupava Norte segue para contratação do projeto básico e posteriormente a isso, ficaria apto para início do processo licitatório para execução da obra.
“Já conseguimos viabilizar recursos para a execução da obra e tão logo concluirmos o projeto básico, poderemos encaminhar a licitação. Esta imponente obra transformará a mobilidade urbana dos bairros Itoupava Norte e Itoupava Seca e será essencial para a conexão com o corredor norte”, considera o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.
Do mesmo modo, o prefeito Mário Hildebrandt comemora o avanço da tramitação. “A gestão precisa ser discutida e os projetos precisam ser pensados de forma que melhorem a vida das pessoas e em Blumenau essa tem sido a nossa missão na gestão. Obra boa é obra que sai do papel e essa será mais uma que otimizará a capacidade viária da região, que tem alto fluxo de veículos e também elevada densidade demográfica”, considera.
Fonte:PMB/ Fernando Gonzaga
Foto: Marcelo Martins