Levantamento do Sistema de Atendimento de Soluções (SAS) do Sebrae apontou mais uma vez a liderança de Blumenau no Estado com alto volume de atendimentos efetivados aos empreendedores por meio da Praça do Empreendedor. São 3.240 solicitações atendidas no período de maio a junho deste ano, ficando à frente de Rio do Sul, com 2.660 atendimentos e Tubarão, com 2.561.
Além disso, a Praça do Empreendedor de Blumenau também ficou em primeiro lugar na lista das top 10 salas do empreendedor com 710 atendimentos realizados aos empreendedores durante a Semana do MEI no Estado, no período de 22 a 26 de maio, no Shopping Park Europeu, no bairro Itoupava Norte.
Com este novo resultado comemorado com sucesso pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Blumenau acumula um total de 12.210 atendimentos efetivados junto ao setor empresarial desde o início do ano até agora.
“Nossa história de resiliência e força está também refletida no empreender e os atendimentos da Praça do Empreendedor são exemplo disso. A coragem, aliada ao serviço de qualidade no atendimento, facilitam e incentivam o cidadão que quer empreender. E isso é também renda e sustento para as famílias de Blumenau, o que nos deixa bastante felizes com o resultado”, enfatiza o prefeito Mário Hildebrandt.
A Praça do Empreendedor, que completou no dia 23 de junho deste ano oito anos de atuação em Blumenau, faz parte do programa Cidade Empreendedora, uma parceria entre o Sebrae/SC e as prefeituras, que visa o fomento do empreendedorismo. Isso por meio da informação e desburocratização para a abertura e regularização de empresas. O processo de formalização de novos negócios, que antes levava dias, agora pode ser finalizado na mesma hora.
SAS
O SAS do Sebrae é um sistema de registro de atendimentos por meio de parcerias com prefeituras municipais para ajudar a compor estratégias que possam melhorar os atendimentos, bem como o fluxo dos procedimentos voltados aos empreendedores.
Com o SAS, o Sebrae identifica uma série de fatores pra compor relatórios que são divulgados aos gestores municipais, com dados que vão desde o perfil ou público mais atendido nos locais destinados ao apoio aos empreendedores, bem como também saber quais os atendimentos mais recorrentes.
Além disso, o SAS permite analisar quais segmentos mais procurados nos municípios (indústria, comércio) incluindo saber a faixa etária dos empreendedores e o gênero dos interessados.
Fonte: PMB/ Joni César
Foto: Marcelo Martins
Foto: Eraldo Schnaider