Um exemplo do alerta à população no começo de abril deste ano sobre golpes aplicados aos Microempreendedores Individuais (MEI's) por meio de contato telefônico, mensagens de texto, WhatsApp e também por e-mail para o pagamento tributos e serviços, surge agora mais um golpe na praça.
Desta vez o embuste recai especificamente sobre o pagamento do Documento de Arrecadação Simplificada - a guia DAS - por meio de autorização do débito do valor do documento junto à fatura de energia elétrica.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação Empreendedorismo (Sedec), o golpe é aplicado por meio de ligação telefônica, solicitando ao MEI que autorize o débito do valor da guia na fatura. Porém o pagamento vai para outra conta e o débito da DAS fica em aberto.
A Sedec orienta e reforça aos contribuintes a guia DAS é restrito somente pela plataforma Gov.br, sendo o único documento pago em relação ao processo de abertura, alteração ou baixa do MEI. O documento pode ser solicitado na página do Portal do Simples Nacional ou por meio do APP MEI para as versões sistema iOS ou Android. Dúvidas ou mais informações pelo e-mail pracadoempreendedor@blumenau.sc.gov.br ou pelo WhatsApp 47 3381-7982.
Fonte: PMB/ Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo
Foto: Marcelo Martins