A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) divulgou o cronograma do Parque da Leitura no segundo semestre. O programa de incentivo à leitura estará nos dias 15 de julho, 5 de agosto, 30 de setembro e 21 de outubro nos parques Ramiro Ruediger (manhã) e das Itoupavas (tarde). A ação costuma atrair a atenção de pais e filhos em torno da leitura de livros e contação de histórias.
O Parque da Leitura iniciou sua trajetória como parte integrante da programação da Rota de Lazer, no Centro, e, a partir da segunda edição, conquistou calendário próprio. Deixou a rua e passou a ocorrer aos sábados e com intervalos quinzenais no Ramiro Ruediger, à sombra de uma árvore. Esse local, na Velha, continua sendo ponto de parada das 9h às 11h. Em 2022, o programa passou a atender os moradores da Região das Itoupavas, das 14h às 17h. Atualmente a ação ocorre mensalmente aos sábados nos dois turnos do dia.
O secretário municipal de Cultura Sylvio Zimmermann Neto diz que o Parque da Leitura é um programa que vai ao encontro das pessoas e têm um impacto muito significativo na promoção da leitura, no acesso ao conhecimento, na inclusão social, na imaginação e na criatividade. “É uma ação que desempenha um papel crucial na formação de uma sociedade mais informada, educada e culta.”
Conhecimento
A coordenadora do projeto, a contadora de histórias Iva Steinhauser, considera a atividade o momento ideal para se desconectar do mundo eletrônico e iniciar uma viagem ao mundo da fantasia, dos contos e do conhecimento. “Ao folear um livro, você aprimora a leitura, aumenta o conhecimento e enriquece o vocabulário”, destaca. “Um livro abre a mente e cria possibilidades para a inovação dos hábitos. Portanto, todos estão convidados a participar das edições do Parque da Leitura e compartilhar nesse espaço novos momentos culturais.”
Saiba mais
Programação do segundo semestre
15 de julho
5 de agosto
30 de setembro
21 de outubro
Os locais
Parque Ramiro Ruediger (Velha): das: 9h às 11h
Parque das Itoupavas (BR-470): das 14h às 17h
Fonte: PMB/ Sérgio Antonello
Foto: Iva Steinhauser/SMC