Nesta quarta-feira, dia 7, a Secretaria da Família promoveu uma roda de conversa com alguns alunos do Pró-Idoso e respectivos familiares para esclarecer dúvidas sobre doenças neurológicas. O encontro teve a mediação da diretora-geral do IFSC Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, que explicou sobre o funcionamento do cérebro e a relação dele com o corpo, memória e o conhecimento.
“O processo de envelhecimento tem muito a ver com resgatar o conhecimento que está armazenado em nosso cérebro, e quando falamos em conhecimento, não é só a informação que adquirimos estudando, por exemplo. Desde movimentos habituais, como caminhar, tudo é conhecimento”, esclareceu Ana Paula, que é doutora em Linguística.
Conforme explicou o diretor de Atividades para a Família, Caio Maciel, foram convidados 13 alunos com diagnósticos de doenças como Parkinson, Alzheimer, AVC, entre outras. “A idéia é que alunos, familiares e nossos próprios professores possam entender melhor como lidar com os pequenos desafios que essas doenças provocam no dia a dia dessas pessoas, tanto para proporcionar melhor qualidade de vida, como para ajudar a reduzir esses sintomas com as atividades que oferecemos na Pró-Família. Os alunos gostaram muito e pediram novos encontros”, completou. A secretaria planeja um novo encontro para o segundo semestre.
Fonte: PMB/ Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Michele Lamin