A Prefeitura de Blumenau através do Gabinete do Prefeito, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo e Lazer realizou nesta quinta-feira, dia 11, a abertura do Projeto Pátria na Cidade na Escola Básica Municipal Pedro II. O projeto ocorre em parceria com o 23° Batalhão de Infantaria e tem o objetivo de estimular o sentimento patriótico no município, em especial, nos estudantes da rede municipal de ensino.
A cerimônia consiste no hasteamento da bandeira do Brasil, execução do hino nacional, na leitura de um texto ou outra ação artística dos estudantes que estimula o patriotismo. A banda do 23° BI faz todo o acompanhamento musical do evento, com músicas populares e militares. Participaram da ação cerca de 370 estudantes do período matutino da EBM Pedro II.
“Ações como essa são necessárias para estimular o amor à pátria em nossos estudantes. Além de promover a cidadania e também um dia diferente na escola, trazendo a presença dos militares e da banda do 23°BI”, declara Alexandre Matias, secretário de educação.
Além disso, o projeto também promove a integração entre o 23º Batalhão de Infantaria,a Prefeitura Municipal de Blumenau e a sociedade blumenauense. Ao todo, são nove eventos ao longo do ano que ocorrem em diferentes instituições de ensino municipais. A cerimônia de encerramento é no 23°BI, no dia 19 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Bandeira.
“O Projeto Pátria na Cidade promove a valorização dos nossos símbolos nacionais como as nossas bandeiras. Além de promover a cidadania, que é cuidar das escolas, respeitar os professores e assim formar uma sociedade que cada vez mais se preocupa com o próximo, com a sua cidade e com todo seu país”, destaca Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.
Projeto Pátria na Cidade
O projeto é realizado no município desde 2014 com o intuito de estimular o patriotismo e a cidadania. Desde a criação, o projeto já atingiu cerca de 18 mil estudantes da rede municipal de ensino.
Fonte: PMB/ Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto: Marcelo Martins