O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, decidiu na noite deste sábado, dia 8, em reunião com a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, com o secretário Municipal de Educação, Alexandre Matias, e demais membros do governo, que a Rede Municipal de Ensino entrará em férias na próxima segunda-feira, dia 10.
O recesso de professores e alunos terá duração de uma semana, sendo retomado o atendimento nas unidades de educação fundamental e infantil na segunda-feira, dia 17 de abril. O período de férias será utilizado para organizar legalmente a contratação da segurança privada que atuará nas escolas e creches do município. “Todos ainda estamos muito impactados com o que aconteceu e sabemos que esse tempo será importante para todos. Aos pais e responsáveis, dias de descanso com os pequenos depois de tanta angústia, e ao Município, dias de trabalho para que consigamos agilizar a contratação de segurança armada para o atendimento”, destaca o Prefeito Mário Hildrebrandt.
Outras medidas
Na quinta-feira, dia 06, o Município de Blumenau anunciou um pacote de medidas com o objetivo de intensificar a segurança nas unidades de ensino do Município.
As ações anunciadas consistem em revisar os muros, cercamento, controle e acesso de pessoas em todas as escolas e Centro Educacionais que pertecem a rede municipal de ensino; elaboração de um plano de contingência pela Secretaria de Defesa Civil e Secretária de Educação; ampliação de equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais e a busca junto ao Governo de Santa Catarina pra contratação de Policiais Militares aposentados da reserva para segurança armada nas unidades. A Prefeitura também já estuda, via Procuradoria do Município, a contratação de vigilância particular armada.
Além disso, serão implantadas câmeras de segurança em todas as unidades de ensino municipais. Os equipamentos estarão em pontos específicos, integradas à Central de Controle Operacional. Também será formalizado um termo de cooperação para que a PM também tenha acesso às imagens.
O período de férias escolares antecipadas também será necessário para trabalhar na viabilização das demais medidas anunciadas, além da contratação da segurança armada para as unidades de educação.
Fonte: PMB
Foto: Divulgação