O prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar reuniram, na manhã desta segunda-feira, dia 10, parte do colegiado para discutir os próximos passos na decisão sobre as medidas de segurança na rede municipal de ensino. A Prefeitura está viabilizando, via Procuradoria Geral e Secretaria de Administração, a contratação de vigilância armada para as unidades municipais de ensino.
“Nosso objetivo segue o de buscar a solução mais rápida possível para aumentar a segurança em nossas unidades escolares. Por isso, resolvemos antecipar uma semana das férias escolares, justamente para que possamos dar a tranquilidade necessária para todos os pais, professores e servidores que atuam diretamente nas escolas e CEIs”, disse Hildebrandt.
Durante a semana, novos encontros entre a equipe de governo serão realizados, para alinhar a situação. Além da contratação de vigilância armada, a Prefeitura ainda organiza outras medidas, como revisar os muros, cercamento, controle e acesso de pessoas em todas as escolas e Centro Educacionais que pertencem à rede municipal de ensino.
Também segue em elaboração o plano de contingência pela Secretaria de Defesa Civil e Secretaria de Educação; ampliação de equipes multidisciplinares, com psicólogos e assistentes sociais e a busca junto ao Governo de Santa Catarina para contratação de Policiais Militares aposentados da reserva para segurança armada nas unidades.
Além disso, serão implantadas câmeras de segurança em todas as unidades de ensino municipais. Os equipamentos estarão em pontos específicos, integrados à Central de Controle Operacional. Também será formalizado um termo de cooperação para que a PM também tenha acesso às imagens.
Fonte: PMB
Foto: Divulgação