Quem utiliza o cartão estudante para acesso ao transporte coletivo de Blumenau terá mais um mês para atualizar o seu cadastro antes de ter a compra de créditos bloqueada. O serviço de recadastramento, antes do bloqueio, estava disponível até nesta sexta-feira, dia 31, mas foi prorrogado para o dia 30 de abril. Afinal, ainda são 8.615 estudantes com o cadastro desatualizado sem apresentar o comprovante de matrícula para o primeiro semestre de 2023.
O processo é necessário para garantir a sequência do benefício à meia tarifa, que é concedido apenas aos estudantes ativos, matriculados no período vigente de uso do cartão. Após o dia 3o de abril os cartões que estiverem sem o recadastramento terão a compra de novos créditos bloqueada no sistema de transporte coletivo do município.
Todo o processo de recadastramento pode ser feito via internet, pelo site da empresa concessionária do serviço, no link http://www.blumob.com.br/recadastro-de-estudantes anexando os documentos obrigatórios de forma digital.
Documentos necessários
Para o recadastramento estudantil é necessário ter em mãos:
- Atestado de matrícula ou frequência do mês vigente, original, assinado e com carimbo da instituição - validade de 60 dias;
- Documentos pessoais: RG, CNH ou Certidão de nascimento;
- Comprovante de endereço recente, com no mínimo 1km de distância da instituição de ensino, em nome do aluno ou dos pais: contas de água, luz, telefonia fixa recentes, com emissão não superior a 60 dias.
*Em caso de imóvel locado é necessário apresentar contrato de locação autenticado em cartório juntamente com o comprovante de residência em nome do proprietário. Para residentes em imóveis de terceiros sem contrato de locação, apresentar também declaração autenticada em cartório, além de comprovante de residência do declarante.
Lembramos que a renovação fica disponível durante o ano todo e que pode ser feita também pelo pai e/ou responsável. Além disso, o cartão estudante está disponível apenas para escolas e estudantes que moram no município de Blumenau.
Para as pessoas que preferirem o serviço também está disponível de maneira presencial. Para isso, basta comparecer com os documentos citados acima, na Central de Atendimento da BluMob - localizada na Rua Ceará, nº 47, no Centro de Blumenau. Em ambos os casos os dados de todos os documentos devem estar legíveis para a correta validação e conferência. O horário de atendimento da Central é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
Fonte: PMB/ Eduarda Loregian
Foto: Eraldo Schnaider