A manhã desta terça-feira, dia 28, foi marcada pela apresentação da nova identidade visual do município. A marca foi desenvolvida pela equipe do Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo. Por meio de diversos workshops com secretarias da Prefeitura, órgãos públicos, entidades de classe, empresas e autoridades chegou-se a um conceito e agora a marca entregue será disponibilizada para a população, para que seja disseminada e aplicada em vários locais e ações, desde cartões de visita, presentes, souvenirs, ofícios, até empreendimentos.
“Nossa gestão trabalha todos os dias incansavelmente por uma Blumenau na educação, na saúde, no turismo ou na mobilidade urbana. E no Desenvolvimento Econômico não poderia ser diferente! A entrega da nova marca para a cidade é mais uma ação em prol do seu desenvolvimento. É o nome de Blumenau sendo levado de maneira integrada entre todas as esferas da sociedade, com traços da nossa história e todas as nossas referências. É uma ferramenta de divulgação do que Blumenau tem de melhor”, reforça o prefeito Mário Hildebrandt.
A criação da marca faz parte do projeto place branding, coordenado pelo Sebrae. Diferente de apenas criar uma logomarca, o place branding é mais abrangente, pois um lugar já é, por si, detentor de uma história, uma cultura, um ecossistema, que é então incorporado numa rede de associações, ligando produtos, espaços, organizações, pessoas e estilos de vida. Resumindo, place branding é uma estratégia para projetar imagens e gerenciar percepções sobre lugares, ou seja, ele pode induzir respostas afetivas dos consumidores, formando, assim, uma relação significativa entre pessoa e lugar. Basicamente, esse conceito se refere a uma forma diferenciada de divulgar um local.
Para criação da marca em si, o Sebrae construiu nos workshops um manifesto e propósito. A partir daí foram criadas as personas e usadas inspirações de diversas partes do mundo. A paleta de cores possui cores que remetem aos eixos que fazem referência a Blumenau. Negócios ficou com a cor azul, inovação no amarelo, experiências no vermelho e bem-estar com o verde. Cada cor gera uma forma diferente de aplicação.
“A marca não é da prefeitura, não é de empresas e entidades, e sim da população. A exemplo de grandes cidades como Berlin, Porto e Barcelona, Blumenau dá mais um passo para se posicionar no cenário turístico e econômico do Brasil e do exterior”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Felipe Rodrigues.
Fonte: PMB
Foto: Marcelo Martins