Nesta segunda-feira, dia 20, a Secretaria da Família (Pró-Família) promoveu mais uma oficina entre as integrantes dos Clubes de Mães. Desta vez, o objetivo foi aprender a confeccionar coelhos de Páscoa, para enfeitar cestinhas e decorar a casa.
Os encontros para troca de conhecimento e capacitações são uma das ações de apoio que a secretaria oferece em prol dos 130 Clubes de Mães cadastrados em Blumenau. “Procuramos organizar pelo menos duas oficinas por mês, reunindo sempre dez integrantes de diferentes clubes, sendo que uma compartilha seu conhecimento, para que as demais possam replicar o aprendizado em suas comunidades”, explica a gerente dos Clubes de Mães da Pró-Família, Rosete Boehm.
Em 2019, Blumenau se tornou referência para o Brasil, ao ser escolhido para apresentar suas ações em prol do fortalecimento dessas organizações no 1º Congresso Nacional dos Clubes de Mães. “Os clubes são importantes não só pelas ações solidárias que promovem, arrecadando recursos para auxiliar pessoas que precisam. Muitas das artesãs que participam também sobrevivem com a renda dos produtos que fabricam, além de encontrarem nos clubes um espaço para fazer amizades e sentirem-se ativas em suas comunidades, melhorando sua auto-estima e qualidade de vida”, completa o secretário Júlio César Pereira.
Os artigos são revendidos pelas mulheres em feiras, como a que ocorre todos os sábados na Rosenplatz. As artesãs também participam quinzenalmente da Rota de Lazer, na Rua 15 de Novembro, na tenda da Soul Riso.
Fonte: PMB/ Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Eraldo Schnaider