Abril é o mês de festejar a cultura de buteco de norte a sul do país, com uma grande novidade este ano: pela primeira vez, bares de Blumenau irão disputar o título de Melhor Buteco do Brasil. O Comida di Buteco tem sua edição de estreia na cidade de 7 a 30 de abril, trazendo para o Vale do Itajaí a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco! No circuito de Blumenau serão sete estabelecimentos participantes: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim - Delícias pra você, Box3222, In Natura, e Polpetta - Pão com Bolinho.
A Secretaria de Turismo e Lazer é um dos apoiadores do concurso aqui em Blumenau. “A gastronomia em Blumenau é rica e diversificada. O Comida di Buteco vem evidenciar ainda mais esta vertente. Estamos animados em apoiar este projeto que valoriza os empreendedores locais, pois são eles que fazem a diferença para o turismo da cidade”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
O tema da edição de 2023 é "Ervas e Especiarias", que remonta aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade.
O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Além do novo circuito em Blumenau, o concurso, que na Grande Florianópolis já está em sua sexta edição com bares participantes da capital, São José e Palhoça, também está presente pela primeira vez em Joinville, além das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.
O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.
Desenvolvimento sócio-econômico e transformação de vidas
Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o concurso gera resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico. Com a missão - “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas de performance sendo mais de nove milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos; 900 mil votos, 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 10 milhões de alcance nas redes sociais; nove milhões de pageviews no site; mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do ecossistema; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de oito mil empregos gerados.
Grandes marcas viabilizam a realização e validam a relevância do concurso
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.
Fonte: PMB/ Divulgação
Foto: Luis Carlos/Divulgação