O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar e o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Matias, nesta sexta-feira, dia 3, assinaram os termos de colaboração com seis Organizações da Sociedade Civil (OSCs) credenciadas para o atendimento de crianças da educação infantil da rede pública municipal de ensino de Blumenau e também firmou a parceria com o Rotary Clube de Blumenau para o ano de 2023.
Assinatura termos de colaboração com as OSCs
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio dos termos de colaboração com as OSCs atende mais de 800 crianças de 0 a 6 anos de turmas de creche e pré-escolar. Ao todo, o valor repassado para as instituições é de R$ 7.324.800,00, que representa um aumento de mais de R$ 2,6 milhões.
“As OSCs atendem nossas crianças da educação infantil e ajudam a diminuir a fila de espera para vagas em CEIs, que nós praticamente zeramos em nosso governo. O ensino através das OSC oferece qualidade, respeito e carinho para nossos estudantes. Além disso, essas entidades têm uma história de serviço para a comunidade especialmente em áreas mais periféricas", comenta Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.
As OSCs que assinaram o termo de colaboração para o ano de 2023 são a Sociedade Beneficente Arnold Hadlich, União Cristã Bom Amigo, Centro Educação Infantil Amiguinho Feliz, Associação Assistencial Lar Betânia e Bethel e a Associação de Voluntários São Roque.
“A assinatura desses termos é muito significativa, a educação de Blumenau é feita com a ajuda de várias mãos. Essa parceria com as OSCs representa mais vagas para as crianças do nosso município estudarem. Ações como essa é que fazem a educação do nosso município ser referência”, destaca Alexandre Matias, Secretário de Educação.
Parceria com o Rotary Clube
Após a assinatura do termo com as OSCs, o Prefeito recebeu em seu gabinete os representantes do Rotary Clube Blumenau para assinar a parceria em 2023 com a instituição através dos projetos “Escolas Resilientes”, “Visão de Futuro” e o concurso de oratória “Honrando minha história, construindo meu futuro”.
O projeto “Escolas Resilientes" tem como objetivo empoderar e promover o protagonismo juvenil, fortalecendo também o ambiente escolar, estimulando a permanência das crianças em ambiente escolar e garantindo que os alunos adquiram conhecimentos e habilidades.
O concurso de oratória “Honrando minha história, construindo meu futuro” tem como propósito desenvolver a autoconfiança e motivar os estudantes a dar continuidade nos seus estudos através da premiação de uma bolsa de estudos em um curso técnico, que o prepare para o mercado de trabalho.
Já o projeto “Visão de Futuro” visa ofertar atendimento de triagem de acuidade aos estudantes que apresentam queixa visual e encaminhar à unidade de saúde com o objetivo de identificar e atender as demandas dos estudantes. Ao todo, com este projeto serão alcançados 2362 estudantes em 2023.
Volta às aulas
Mais de 38 mil estudantes voltam às aulas nesta segunda-feira, dia 6. Ao todo, são 126 instituições de ensino, entre CEIs e EBMs que irão receber os estudantes para mais um ano letivo.
Para dar as boas-vindas aos estudantes e aos profissionais, o Prefeito, Mário Hildebrandt, a Vice-Prefeita, Maria Regina e o Secretário de Educação de Blumenau, Alexandre Matias, estarão visitando algumas escolas ao longo do dia.
Fonte: Secom Bnu
Foto: Marcelo Martins