Em função de uma falha no sistema do Simples Nacional ocorrida entre o período de 2 a 6 de janeiro, evidenciou-se que empresas que atuam neste regime tributário tiveram a anulação do Termo de Deferimento, ficando em situação de “pendente” no sistema. A notícia foi divulgada junto ao portal da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na sexta-feira, dia 27, informando que a falha no sistema já foi solucionada.
Mesmo assim, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedec), orienta empresários a fazer uma consulta junto ao site do Simples Nacional neste Link para verificar se está ou não em situação de pendência, refazendo a solicitação caso for necessário. Outra opção é fazer consulta na plataforma Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) do Simples Nacional.
Além disso, a Prefeitura orienta que os contadores que optaram pelo Simples Nacional para seus clientes neste início de janeiro para que verifiquem a situação junto ao sistema, lembrando que o prazo para validação e inscrição do Simples Nacional encerra nesta terça-feira, dia 31.
Fonte: Secom Bnu
Foto: Eraldo Schnaider