noticias666 Seja bem vindo ao nosso site Radio Mais Mega!

Blumenau

Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano

No período de festividades, as quatro estruturas públicas localizadas no Centro Histórico permanecem fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro.

Publicada em 20/12/22 às 07:12h - 15 visualizações

Radio Mais Mega


Compartilhe
Compartilhar a noticia Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano  Compartilhar a noticia Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano  Compartilhar a noticia Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano

Link da Notícia:

Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano
Museus municipais adotam expediente especial de fim de ano  (Foto: Radio Mais Mega)

Os museus públicos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) já têm um calendário de atendimento no período de festas de fim de ano. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atendimento no Mausoléu Dr. Blumenau e museus de Arte (MAB), Hábitos e Costumes e da Família Colonial, todos localizados no Centro Histórico. Nos demais dias o funcionamento volta ao normal, com expediente de terças a domingos das 10h às 16h.

Quem estiver pela cidade nesse período poderá visitar até 31 de janeiro a 5ª Temporada de exposições do MAB, que reúne obras de artistas de Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, são cinco mostras com trabalhos de 21 expositores. A entrada é gratuita.

O Museu de Hábitos e Costumes, localizado no antigo casarão do Comércio de Gustav Salinger (Rua XV de Novembro, 25), possui um acervo representativo do universo do vestuário, costura, brinquedos, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX até a atualidade. Grande parte do acervo doado ao município foi reunido pela senhora Ellen Weege Vollmer. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos, objetos de uso doméstico que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com os hábitos e costumes ali referenciados em diferentes contextos históricos, culturais e sociais. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) para crianças até oito anos e idosos a partir de 65 anos.

 Família Colonial

Outra opção de passeio é o Museu da Família Colonial (Alameda Duque de Caxias, 78). O local abriga em seu espaço coleções criadas a partir de objetos doados por Edith Gaertner, ex-atriz e herdeira do farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau. São peças e utensílios comuns às famílias de classe média nos primeiros anos de colonização alemã no Brasil. Em 2007, o museu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os valores dos ingressos são os mesmo do Museu de Hábitos e Costumes.

No mesmo quarteirão, ao lado da Secretaria de Cultura, fica o Mausoléu Dr. Blumenau. Inaugurado em 1974, é nessa casa que estão depositados os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-1899), e de seus familiares. O espaço abre diariamente das 10h às 16h e a entrada é gratuita.

Saiba mais

5ª Temporada de Exposições no MAB

Visitas: até 31 de janeiro de 2023, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

Quem participa:

Sala Roy Kellermann: mostra "O corpo como casa, a casa como corpo", das artistas Arlette Kalaigian, Corina Ishikura, Cynthia Leitão, Heloisa Lodder, Jussara Marangoni, Nil Sanchez, Rosa Grizzo e Rosana Pagura. Curadoria: Rejane Cintrão

Sala Pedro Dantas: exposição "Eu & Você & Elas/Eles", do coletivo "As Catarinas" - Andreia Peixoto, Elke Hulse, Eliamar Almeida, Luciane Sell da Silva, Marcia Miotti, Marcia Domingues, Marize Didone, Patricia S. Pires, Silvia S. Ceccato e Sonia Zaccaron. Curadoria: Elke Hulse

Sala Elke Hering: mostra "Micro-cavernas Ósseas e suas Planografias", de Pedro Gottardi

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: exposição "Linha Vermelha", de Linda Poll. Curadoria: Gleber Pieniz

Galeria do Papel: "Negócio da China", de Cristina Suzuki


Fonte:PMB/Secretaria de Cultura e Relações Institucionais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)47988967841

Visitas: 55288
Usuários Online: 265
Copyright (c) 2024 - Radio Mais Mega
Converse conosco pelo Whatsapp!