A manhã desta quarta-feira, dia 13 de novembro, marcou de forma inspiradora a parceria da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC) com a Boa Vida Pet. Unem-se o primeiro Museu Funerário do Brasil e o primeiro Cemitério dos Gatos do país para prestar homenagem a Dona Edith Gaetner, a antiga proprietária do terreno. A solenidade também serviu para reforçar a importância da atenção no trato com os tutores e seus animais de estimação no momento de despedida.
O dia foi de grande movimentação turística no bosque localizado entre a sede da SMC e o Museu da Família Colonial, no Centro Histórico. Alunos da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin, do Passo Manso, e do Colégio UNI, de Gaspar, também aproveitaram o clima agradável e ensolarado para visitar o Cemitério dos Gatos totalmente renovado. O espaço onde estão sepultados nove gatinhos de Dona Edith – Pepito, Peterle, Putze, Bum, Musch, Mirko, Mirl, Schnurr e Sittan -ganhou pintura, limpeza e placas de identificação das lápides. As trilhas de acesso pelo interior da mata também foram recuperadas.
Durante a solenidade que apresentou de forma oficial as melhorias, o secretário municipal de Cultura Oscar Grotmann agradeceu a parceria estabelecida e ressaltou “a importância desse olhar atento e afetivo, não só nos cuidados com os pets durante e ao final de suas vidas, mas também o estabelecimento de condições que confortem seus tutores nesses momentos tão difíceis de despedida”.
A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico de Blumenau, professora Sueli Petry, emocionou-se ao falar sobre o amor incondicional que os animais sentem em relação aos seus tutores e o quanto é difícil a separação. “Dor que só quem tem um animal de estimação pode compreender”, disse ela. “É uma forma de prestar, também, uma homenagem a Edith Gaertner. Fica o convite para visitação ao bosque que é de todos."
Fonte: PMB/Sérgio Antonello
Foto: Gilson da Silva/SMC