A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e do Conselho Municipal de Educação (CME), promove nesta sexta-feira, dia 8, a 1ª Conferência dos Grêmios Estudantis da rede pública municipal de ensino. Ao todo, 370 estudantes de 37 grêmios participam do evento, realizado no Ginásio do Galegão e na Fundação Pró-Família do Adolescente.
O encontro tem como principal objetivo fortalecer os diálogos sobre o protagonismo juvenil por intermédio dos grêmios estudantis, estimulando a troca de experiências entre os integrantes destes grupos.
“Fazer parte da sociedade e discutir política pública é algo extremamente importante para o crescimento e entendimento dos nossos jovens e adolescentes. E os grêmios estudantis tem parte muito importante nesse processo, pois permitem que os estudantes tenham uma participação ativa na gestão e na organização das escolas onde estudam, discutindo as ações nas unidades, exercendo a liderança e também o trabalho em equipe. E um evento como o de hoje que reúne integrantes de diferentes grêmios da cidade, permite essa discussão saudável dos processos e certamente os ensina desde cedo a serem cidadãos ativos dentro da comunidade, na luta por melhorias para as pessoas que fazem parte dela”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
Conforme a Secretaria de Educação, todas as 37 escolas da rede pública municipal que possuem turmas de 6° ao 9° ano possuem um grêmio estudantil, envolvendo 370 estudantes.
“Esse encontro é muito positivo para os estudantes e para a comunidade escolar como um todo. Momentos assim fortalecem o movimento estudantil e ajudam a desenvolver novas lideranças. É importante mostrar aos estudantes que eles têm voz e que podem gerar mudanças reais nas suas escolas e na sociedade onde vivem”, pontua o secretário de Educação Alexandre Matias.
Durante a conferência, os estudantes participaram de palestras e de grupos de trabalho, que buscaram incentivar o desenvolvimento científico, cultural, artístico, esportivo, cívico, recreativo e de integração dos participantes.
Fonte: PMB/Luan Carlos Tamanini
Foto: Eraldo Schnaider