O prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta terça-feira, 5, o decreto que autoriza o uso dos corredores exclusivos de ônibus para os taxistas em Blumenau. A medida, que foi testada durante a Oktoberfest, começa a valer efetivamente a partir desta quinta-feira, 7, com condições pré-estabelecidas. O objetivo da mudança é melhorar a fluidez do trânsito e garantir maior agilidade no transporte público e privado na cidade.
Para utilizar o corredor de ônibus, os veículos precisam ser licenciados e estar realizando uma corrida com passageiro e o taxímetro acionado. A utilização do corredor de ônibus na Rua Dois de Setembro, no entanto, não será permitida devido ao contrafluxo da via. Além disso, não será permitida a ultrapassagem dentro do corredor.
“Como os taxistas são registrados e passam por fiscalizações permanentes, é um meio de transporte seguro e confiável. O decreto busca aumentar a eficiência do transporte, reduzir o tempo de espera dos passageiros e descongestionar as vias principais da cidade. Então ganha a mobilidade urbana do município e ganha o morador de Blumenau”, afirmou o prefeito Mário Hildebrandt.
O teste realizado durante a Oktoberfest, evento de grande movimentação na cidade, mostrou resultados positivos, de acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.
“Esse modelo de utilização dos corredores exclusivos pelos táxis deu certo e atingiu os resultados que esperávamos. A medida proporcionou uma melhoria significativa no fluxo de veículos e no tempo de deslocamento, especialmente em horários de pico”, afirmou Campos.
Fonte: PMB/Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
Foto: Divulgação