Blumenau segue com números positivos na geração de empregos. De acordo com o último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade fechou o mês de setembro com saldo de 461 contratações. No acumulado do ano, são 6.050 vagas criadas.
Indústria e serviços seguem sendo os principais setores empregadores, seguidos pelo comércio e a construção civil. “Os números refletem o crescimento econômico do município. Além do saldo positivo entre os números demissões e contratações, o mesmo resultado aparece quando olhamos para a abertura de novas empresas. Em setembro tivemos um saldo positivo de 304 novos alvarás emitidos. O que demonstra um cenário econômico aquecido”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Valdecir Mengarda. Novamente, o setor de serviços se destaca, contabilizando a maior parte das novas empresas, seguido pelo comércio e indústria.
Para o prefeito, Mário Hildebrandt, os dados demonstram que as políticas públicas desenvolvidas pelo município para o fomento econômico estão dando resultados. "O município atua em muitas frentes: na capacitação da mão-de-obra, com programas de qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho; na agilidade do atendimento aos empreendedores, por meio da Praça do Empreendedor; na digitalização de serviços municipais, que tornam os processos menos burocráticos e mais eficientes; e o resultado está aí. Uma economia aquecida, crescente e com alta empregabilidade", evidencia.
No ranking nacional, Blumenau ocupa atualmente a 50ª posição entre as cidades que mais empregam no país, e a 6ª em Santa Catarina. “Especialmente aqui no nosso estado, os municípios estão crescendo e empregando cada vez mais, pois a economia está aquecida. Isso pode gerar alterações nas posições dos rankings, mas sempre com números positivos e crescentes, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, conclui Mengarda.
Fonte: PMB/Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Marcelo Martins