O livro “Elogio ao Tato”, de Roseli Kietzer Moreira, será apresentado ao público na noite de abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) - ano 2024. A noite multicultural começa às 19h, com a conversa com os artistas, apresentação das salas e show musical. A entrada é gratuita.
O livro tem como tema a educação do sensível, articula conceitos e princípios da Educação Estética, de Friedrich Schiller, e da Estética Relacional, de Nicolas Bourriaud, em um “Elogio ao Tato”. “Como herdeiros das modernidades, vivemos uma contemporaneidade que enfatiza a razão e a ciência e que restringe o sensorial e o sensível”, diz a autora. “Essas concepções são firmadas na escola, e, assim, inibe-se o desenvolvimento de um corpo presente e efetivo na sensibilidade. O tato é um sentido humano que promove encontros do corpo com o meio, com os outros e consigo mesmo, e essas relações podem contribuir para a educação do sensível.”
A partir dessas concepções, a autora defende que os princípios da Educação Estética e da Estética Relacional podem contribuir para a educação do sensível no resgate do encontro, da estética, das relações e do sensorial na escola no contexto das modernidades. Ela busca fundamentação em Duarte Júnior (2000), sobre a educação do sensível, em Bauman (2001), Elias (1994) e Hall (2006), a respeito das modernidades, nos princípios de Schiller (2002) acerca de sua Educação Estética, e em Bourriaud (2009), em seus estudos com a Estética Relacional.
Arte contemporânea
O ineditismo deste trabalho está em relacionar as ideias de Schiller e Bourriaud para a educação do sensível, e buscar a motivação para o tema de pesquisa na arte contemporânea, transpondo para um pensar na educação e na elaboração do elogio ao tato. Nesse elogio, evidenciamos as teorias estudadas articuladas à empiria da autora, também professora, artista e pesquisadora.
Os resultados dessa pesquisa demonstram que o tato, como sentido do encontro, favorece as relações, e que a ação efetiva da educação do sensível, no âmbito escolar, com ênfase nos princípios da Educação Estética e da Estética Relacional, é uma forma de atenuar a individualização, a fragmentação e a adiaforização, resultantes das modernidades.
Roseli é artista visual, ceramista e professora de Arte. Doutora em Educação (2023), Mestre em Educação (2006), pós-graduada em Cerâmica (1997) e graduada em Artes Visuais (1995). Também atua como professora da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi). É autora dos livros “O tridimensional: dimensões para arte e educação” e “Mural Cerâmico: marco de superação pela arte”.
Serviço
5ª Temporada de Exposições do MAB - ano 2024
Abertura: 7 de novembro
19h: Conversa com os artistas expositores
20h: Abertura da Temporada de Exposições
Lançamento de livro: Elogio ao Tato, de Roseli Moreira
20h30: Apresentação musical
Visitas: até 30 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas para grupos: podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Lançamento de livro
“Elogio ao Tato”, de Roseli Kietzer Moreira
Aspectos organizacionais do livro:
- Problematização das modernidades e suas implicações no indivíduo na contemporaneidade
- Contextualização das teorias da Educação Estética de Schiller e da Estética Relacional de Bourriaud
- Relação dos princípios da Educação Estética e da Estética Relacional e sua pertinência à educação do sensível
- Tessitura da teoria e da empiria dos princípios da Educação Estética e da Estética Relacional e sua pertinência à educação do sensível por meio de um “elogio”, o qual foi intitulado “Elogio ao Tato”
Fonte: PMB/Sérgio Antonello
Foto: Divulgação