A aplicação do imunizante contra a dengue segue disponível em Blumenau para o público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina, basta procurar um dos Ambulatórios Gerais da Família (AGFs Centro, Garcia, Velha, Itoupava, Escola Agrícola, Badenfurt e Fortaleza), ou Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa. Até o momento, mais de 5,9 mil blumenauenses receberam a primeira dose (D1) da vacina, e mais 1,4 mil já completaram o esquema vacinal com a segunda dose (D2). O imunizante contra a dengue é gratuito e é a melhor forma de prevenir a doença e suas complicações.
Para a secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, a vacina da dengue é o melhor escudo contra a doença e previne as complicações sérias. “Convido toda a população dentro do público-alvo a procurar uma unidade de saúde com sala de vacina ativa e se vacinar. Juntos, podemos fazer a diferença na prevenção da dengue em Blumenau.”
Sobre a vacina
O esquema completo da vacina contra a dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas e é possível combinar a vacina da dengue com outras vacinas, mas é importante seguir as recomendações médicas. Vacinas com vírus inativos (como a gripe) podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacina da dengue. Já as vacinas com vírus atenuados (como a tríplice viral e a febre amarela) devem ser aplicadas 30 dias após a vacina da dengue.
Contraindicações
A vacina da dengue não é recomendada para pessoas com alergia à vacina, imunodeficiência ou infecção pelo vírus da dengue.
Vacinação nas escolas
Para auxiliar os pais na busca pela vacina, as equipes de saúde estarão vacinando nas escolas nos próximos dias, das 11h às 12h30 e das 16h às 17h30. No dia 30, a Escola Municipal Alwino Dorow recebe a ação. No dia 31, a Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke; e no dia 1º de novembro, a Escola Básica Municipal Bilíngue Patrícia Helena Finardi Pegorim.
Fonte: PMB/Secretaria de Promoção da Saúde
Foto: Divulgação/Elaine Malheiros