Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Blumenau estão participando de capacitação nas áreas de licenciamento e fiscalização ambiental, com um enfoque especial na poluição sonora.
O curso, dividido em cinco etapas, tem como objetivo de capacitar os participantes a identificar, avaliar e controlar a poluição sonora, compreendendo a norma NBR 10151:2019, as legislações pertinentes e os conceitos gerais de acústica. Além disso, foram fornecidas orientações para a utilização de aparelhos medidores de som. O intuito é aprimorar as práticas de fiscalização e licenciamento ambiental, promovendo assim a saúde pública e a qualidade de vida da população.
“Investir na capacitação dos nossos servidores é fundamental para garantir um futuro sustentável e saudável para Blumenau. Com esse conhecimento, podemos atuar de forma mais eficaz na proteção do meio ambiente e no bem-estar da cidade”, afirmou Rosemari Bona, secretária da Semmas.
Além disso, a Semmas adquiriu um sonômetro modelo Fusion, que atende à norma NBR 10151/2019, adquirido por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) . Esse equipamento permite medições precisas e eficazes dos níveis sonoros, contribuindo para o monitoramento mais rigoroso e efetivo das fontes de poluição sonora na cidade.
A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Blumenau em promover e fortalecer as capacidades técnicas de sua equipe, contribuindo para uma gestão ambiental mais eficiente e consciente. A medida é um passo importante para garantir que a poluição sonora seja devidamente controlada, beneficiando não só o meio ambiente, mas também a qualidade de vida das famílias de Blumenau.
Fonte: PMB/Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
Foto: Divulgação