Quem guardou as notas fiscais de serviços obtidos em Blumenau ao longo deste ano, tem até a próxima semana para indicar o imóvel que poderá ser beneficiado com os descontos do Nota Blu no IPTU de 2025. O prazo para cadastrar os imóveis termina no dia 31 de outubro.
Conforme o programa da Secretaria da Fazenda, todas as NFS-e relativas a serviços contratados no município geram créditos que podem abater até 30% do imposto do ano seguinte. Para obter o benefício, é preciso que as notas fiscais tenham sido emitidas por estabelecimentos ou prestadores de serviços de Blumenau e, ainda, que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) esteja comprovadamente pago.
“É um mecanismo de incentivo ao consumo de serviços em Blumenau. O programa já existe há anos e tem boa adesão da comunidade. Neste ano, já temos mais de 8 mil adesões. O montante de descontos, até o momento é de aproximadamente R$ 980 mil, para mais de 11 mil imóveis distintos”, explica o secretário da Fazenda, César Poltronieri.
Além do prazo, os contribuintes devem estar atentos a alguns critérios, pois o desconto só é válido para pessoas físicas e condomínios residenciais. Também é necessário que o munícipe esteja com os dados cadastrais atualizados e que as notas fiscais contenham o CPF do beneficiário ou CNPJ do condomínio residencial. São aceitas notas de serviços como consertos, oficina mecânica, chaveiro, funeral, cinema, escola, entre outros.
Para realizar a indicação imóvel, basta acessar este link. O desconto será automaticamente calculado no carnê do IPTU 2025.
Fonte: Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Divulgação