O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promoveram uma plenária temática nesta terça-feira, dia 22. Os participantes puderam conhecer mais sobre o Cadastro Único e os programas federais que podem ser acessados com ele.
Além dos conselheiros e Organizações da Sociedade Civil inscritas no CMAS, participaram usuários, trabalhadores e gestores do Sistema único de Assistência Social (Suas) e profissionais da saúde e educação ligados ao acompanhamento do Cadastro Único.
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça a realidade socioeconômica dessa população. Portanto, todas as famílias atendidas pela Política de Assistência Social devem estar cadastradas e com os dados atualizados. Pelo Cadastro Único é possível acessar os benefícios federais, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
CMAS
O CMAS é um órgão colegiado normativo, consultivo, controlador e deliberativo, de caráter permanente e de composição paritária entre o Governo e sociedade civil, responsável pela deliberação da Política Municipal de Assistência Social e controlador das ações na área. Ao todo, o Conselho é composto por 16 membros titulares e respectivos suplentes, sendo oito representações governamentais indicadas pelo Poder Executivo e oito não governamentais escolhidas em eleição realizada a cada dois anos.
Fonte: PMB/Secretaria de Desenvolvimento Social
Foto: Divulgação