O projeto Agente Mirim de Defesa Civil, que completa 10 anos de atuação neste ano, foi selecionado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) entre 40 ações de Boas Práticas Municipais.
A apresentação e premiação dos projetos selecionados ocorrem em novembro, durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac). O evento acontece em Balneário Camboriú, nos dias 6 e 7 do próximo mês.
Para o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Olimpio Menestrina, o reconhecimento é motivo de grande orgulho para toda equipe. “Entre os 40 projetos selecionados no Estado, este foi o único daqui de Blumenau, o que nos mostra estarmos no caminho certo. Trabalhando desde cedo com nossos estudantes uma cultura de prevenção, resiliência e de responsabilidade socioambiental, para que tenhamos no futuro uma sociedade melhor preparada e mais preocupada com os riscos ambientais e geológicos”, afirma.
Agente Mirim
O projeto Agente Mirim foi concebido com o intuito de ser uma extensão do programa Defesa Civil na Escola. Criado no ano de 2014, o projeto teve a EBM Visconde de Taunay, como a primeira unidade escolar contemplada.
Passada uma década, hoje o Agente Mirim já formou estudantes de 17 escolas de todas as regiões do município. O programa tem por intuito formar cidadãos conscientes do seu papel na proteção e na prevenção de desastres.
As três turmas municipais que estão sendo contempladas neste ano com o projeto são as escolas Almirante Tamandaré, Adolpho Konder e Henrique Alfarth. A formatura destes agentes mirins de 2024 está programada para o dia 22 de novembro.
Fonte: Secretaria de Defesa Civil/Fernando Gonzaga
Foto: Divulgação