A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promove nesta terça-feira, dia 2, o Seminário Municipal de Educação Especial. Com o tema “De mãos dadas contra o capacitismo: vamos conversar sobre isso?”, o evento reúne mais de 900 profissionais da rede pública municipal, da rede estadual e da rede privada de ensino de Blumenau.
“O seminário trata de um assunto muito importante. Combatendo o capacitismo, conseguimos garantir um ambiente justo e verdadeiramente inclusivo em nossas instituições de ensino. Todas as pessoas têm direito à educação, sem serem tratadas com inferioridade ou indiferença devido a uma limitação física ou mental”, afirmou a secretária de Educação Sonia Cipriani.
Realizado no Teatro Michelangelo, no bairro Salto do Norte, o seminário tem como principal objetivo combater o capacitismo (a discriminação de pessoas com deficiência) e assegurar o cumprimento da meta 4 do Plano Municipal de Educação, que visa garantir o atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
“Quando falamos de capacitismo, falamos de discriminar alguém por conta de uma deficiência, o que não pode acontecer. Por isso em Blumenau trabalhamos constantemente para garantir a inclusão da pessoa com deficiência. Somos a única cidade do Sul do Brasil que conta com uma Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, a Seidep. São ações como essa que fazem a diferença, transformam seres humanos e fazem da sociedade um lugar mais justo e inclusivo pra todos”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.
O evento também promove a formação continuada dos professores de apoio pedagógico, dos professores da educação especial que atuam nas salas de recursos multifuncionais e demais professores das diversas áreas do conhecimento que atuam nas instituições de ensino de Blumenau.
“Combater o capacitismo é fundamental para derrubarmos barreiras e rótulos que cercam as pessoas com deficiência. Eventos como este ajudam a educar não apenas os estudantes, mas também suas famílias sobre a inclusão. Desta forma, conseguimos transformar a sociedade, tornando-a verdadeiramente inclusiva”, pontua a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
A programação do evento conta com três palestras: Combate ao Capacitismo nos distintos espaços da sociedade: Diálogos sobre pessoas com deficiência sob uma perspectiva social e anticapacitista; Comunicação Alternativa, desafios e potencialidades; e Desenho Universal para Aprendizagem e a Ética do Cuidado.
Fonte: PMB/Luan Carlos Tamanini
Foto: Michele Lamin