O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) publicou nesta sexta-feira, dia 28 o balanço de admissões e demissões de maio deste ano. Blumenau mantém o saldo positivo, que desta vez fechou com 236 novas vagas criadas na cidade.
O setor de serviço liderou as contratações, com 98 admissões nos segmentos de comunicação e financeiro. A construção civil e o comércio somaram outras 86 novas vagas, enquanto a administração pública contratou 75 trabalhadores. Além disso, no mês de maio foram abertas 293 empresas, a maioria delas voltadas ao terceiro setor.
Ao longo deste ano, o município vem acumulando uma sequência de saldos positivos, totalizando 4.268 admissões desde janeiro. “Os números demonstram uma economia em franco crescimento, o que é muito bom. Mais empregos significam mais renda para as famílias e melhor qualidade de vida. É o resultado de todas as frentes de trabalho que desenvolvemos junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo e as demais áreas do governo, sendo é para nós motivo de muita satisfação”, reflete o prefeito Mário Hildebrandt.
“Junto com a indústria, que ainda é o carro chefe da economia blumenauense, o setor de serviços é o que mais cresce. Temos direcionado nossas ações para fortalecer esse mercado, bem como incentivar a criação de novas oportunidades de emprego para todas as faixas etárias, especialmente os jovens”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Elinton Marçal.
No ranking nacional, Blumenau foi a 36ª cidade que mais empregou em maio deste ano, sendo a 4ª em Santa Catarina.
Fonte: PMB/Aline Franzoi Santos Fleith
Foto: Marcelo Martins