Avaliar crianças em idade escolar e detectar precocemente possíveis comprometimentos auditivos. Com este objetivo, as secretarias de Promoção da Saúde (Semus) e Educação (Semed) se uniram para investigar alterações auditivas em mais de 2.140 crianças em 43 escolas do município no primeiro semestre deste ano. A ação tem o intuito de identificar problemas que não foram constatados no nascimento e desenvolvidos posteriormente ou que seguem sem acompanhamento. A triagem foi realizada por fonoaudiólogos da Semus e os alunos que apresentaram alterações auditivas foram encaminhados para acompanhamento especializado.
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a detecção precoce dos problemas auditivos garante que os alunos recebam o suporte necessário para atingir todo o seu potencial. “A triagem auditiva é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação das crianças”, afirma.
“Problemas auditivos podem afetar o desempenho dos estudantes, trazendo dificuldades na aprendizagem e até mesmo atrasos na comunicação. Com a triagem auditiva, conseguimos identificar estes problemas precocemente e encaminhar o estudante para o devido acompanhamento médico", destaca a secretária de Educação Sonia Cipriani.
Fonte: PMB/Elaine Malheiros e Luan Carlos Tamanini
Foto: Divulgação/Secretaria de Promoção da Saúde