Mais de 4 mil doses foram aplicadas contra a poliomielite em Blumenau, mas o total representa apenas 24,31% dos 95% do público-alvo vacinado. A Campanha Nacional de Imunização contra a paralisia infantil encerra nesta sexta-feira, dia 14, e a equipe da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) pede aos pais que busquem pela vacina nas unidades de saúde do município, que os profissionais seguem vacinando as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para receber o imunizante, basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
As vacinas utilizadas para a imunização são a oral poliomielite (VOP) e a inativada poliomielite (VIP). Para as crianças menores de 12 meses, o imunizante contra a pólio fica dentro da rotina.
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a baixa procura pela vacina da pólio é preocupante e coloca as crianças em perigo. “Por isso, eu peço aos pais ou responsáveis que levem seus filhos para se vacinar. Quando o assunto é proteção, nós não podemos hesitar. É fundamental que todas as crianças sejam vacinadas para que estejam protegidas contra a paralisia infantil. Aproveito para relembrar que a vacina é segura, eficaz e gratuita", finaliza.
Fonte: PMB/Elaine Malheiros
Foto: Marcelo Martins