Promover o desenvolvimento social, a qualidade na formação e no atendimento SUS da população de Blumenau e região. Com esta motivação, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb) representaram o município na 11ª Edição do Programa PET-Saúde Equidade. O evento ocorreu no fim de maio, em Brasília, e reuniu 150 projetos de todo o Brasil.
Ana Célia Carvalho Schneider, coordenadora do projeto em Blumenau, diz que a proposta é uma iniciativa voltada para a promoção da equidade e inclusão na saúde pública, além do fortalecimento da Política Municipal de Integração Ensino Serviço Comunidade. “O Ministério da Saúde (MS) repassará durante dois anos, 61 bolsas direcionadas a professores, profissionais de saúde e alunos dos cursos da saúde, humanas e aplicadas, para atividades e projetos em parceria ativa com a comunidade, usuários e a gestão das universidades com os serviços de saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cenários do SUS, e envolvendo os cursos universitários da área da saúde.
Encontro municipal do PET-Saúde
O primeiro encontro municipal de acolhimento do projeto aconteceu em Blumenau após o evento nacional e reuniu profissionais, professores e acadêmicos das áreas de saúde, humanas e aplicadas. O objetivo foi discutir a temática da equidade, além de valorizar as trabalhadoras e apoiar as diversidades de gênero, raça, etnia, sexualidade e deficiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: PMB/Elaine Malheiros
Foto: Banco de imagens/Semus